Carta de Serviços/CRAS - CENTRO DE REFRÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

O que é?

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social pela comunidade. É uma unidade pública municipal onde são ofertados ações e serviços de proteção social básica, com o objetivo de fortalecer a convivência familiar e comunitária. O CRAS promove a organização e a articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas, possibilitando o acesso de famílias, seus membros e indivíduos aos serviços, benefícios e projetos de assistência social.

 

A quem se destina?

População que vive em situação de vulnerabilidade social, famílias e indivíduos em situação grave de desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

 

Serviços ofertados: São ofertados o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Na unidade, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

 

  • Serviço De Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF)

É oferecido no CRAS e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Podem participar do PAIF famílias em situação de vulnerabilidade social, sendo prioritários os beneficiários que atendem os critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais bem como pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.

O PAIF oferece atendimento às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços e políticas do Governo Federal. O serviço também apoia ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, ajudando a comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns.

 

  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Este serviço realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. No nosso município são ofertados através dos seguintes Projetos:

Projeto Integrado de Proteção ao Adolescente (PIPA): Trata-se da oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, destinado a adolescentes de 12 a 17 anos do município de Sertaneja e Distrito de Paranagi. Atuando na proteção e acompanhamento dos problemas emergentes da vulnerabilidade social e proporcionando o desenvolvimento de diversas habilidades, por meio de atividades de apoio e atividades complementares. Realiza Aulas de Artesanato, Aulas de Música Aulas de Capoeira; Aulas de Dança e Canto; Aulas de Banda e Fanfarra. Além dessas atividades, o Projeto fornece alimentação, materiais didáticos e pedagógicos para a realização das atividades, bem como o suporte da equipe técnica do CRAS e CREAS.

Projeto Espaço Infância: Trata-se da oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com o intuito de ao atendimento de crianças de crianças de 6 a 11 anos e que pertençam ao público alvo da Política de Assistência Social. É ofertada a Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária. Dentre as atividades oferecidas estão: o artesanato, a música, a dança, a educação física, a capoeira, a contação de histórias, além de alimentação balanceada e realizam a higiene pessoal, afim de estimular suas potencialidades, habilidades, talentos, socialização e propiciando a formação cidadã.

Projeto Viver Bem – Idosos: Oferece atividades artesanais e trabalhos socioeducativos com objetivo de contribuir para o processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, visando desenvolver as potencialidades diante das questões que resultam em vulnerabilidade. São desenvolvidas atividades que contribuem no desenvolvimento da autonomia, no fortalecimento de vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de risco social. A intervenção social deve estar pautada nas características, interesse e demanda dessa faixa etária, considerando a vivência em grupo, as experimentações artísticas, e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.

Projeto Amor e Paz – Idosos e Pessoas com Necessidades Especiais: Oferece atendimento particularizado para idosos com maior vulnerabilidade, palestras motivacionais, dinâmicas e atividades artesanais que contribuem para fortalecimento de vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de negligências e risco social.

Projeto Mãos de Fadas: O projeto desenvolve atividades socioeducativas e de convivência e socialização visando à atenção, defesa e garantia de direitos e proteção aos indivíduos e famílias em situações de vulnerabilidade e/ou risco social e pessoal na faixa etária de 18 a 59 anos, desenvolvendo ações que contribuam com o fortalecimento da função protetiva da família, bem como resgatar a autoestima fazendo que os usuários tenham a chance de assumirem o protagonismo de suas vidas. Este projeto se estende ao Distrito de Paranagi com as mesmas características, critérios e objetivos.

Grupo Coral Renascer – Idosos: Este serviço ofertado tem como objetivo promover a inclusão social e cuidado emocional dos idosos, por meio de atividades que possibilitem a convivência, tendo em vista a troca de experiências.  É realizado com ensaios e formação de coral da terceira idade, com incentivo por meio de apresentações em eventos municipais e regional.

Projeto Mãe Sertanejense – Gestantes: atendimento as gestantes por meio de encontros quinzenais, com a confecção de enxoval para o bebê, troca de experiências, acompanhamento com trabalhos socioeducativos e motivacionais

 

  • Benefícios Assistenciais

Os benefícios assistenciais fazem parte da política de Assistência Social e são um direito do cidadão e dever do Estado. Esses benefícios são divididos em duas modalidades: o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os Benefícios Eventuais.

 

Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante a transferência mensal de 1 (um) salário mínimo à pessoa idosa com 65 anos ou mais e à pessoa com deficiência de qualquer idade. Nos dois casos, o cidadão que pleiteia o benefício deve comprovar não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentado por sua família.

Benefícios Eventuais são caracterizados por serem suplementares e temporários, prestados aos cidadãos e às famílias nas situações de nascimento, morte e de vulnerabilidade provisória e calamidade pública.

 

  • Bolsa Família

É um programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade, todos os meses, as famílias atendidas pelo Programa recebem um benefício em dinheiro, que é transferido diretamente pelo governo federal. 

O Programa Bolsa Família atende às famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza.

 

  • Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características do domicílio, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

 

 

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

Rua: Marechal Deodoro, 1105-B, Centro

CEP: 86340-000 - Sertaneja – PR

Responsável: Antônio Carlos Moreira

Telefone(s): (43) 3562-2354

E-mail: crassertaneja@gmail.com

Horário de Atendimento: das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00


Entre em contato com nossa Ouvidoria: