Nossa cidade

Aspectos Educacionais

Quinta-feira, 18 de junho de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 405 vezes


Ouvir matéria

A educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Conforme o Art. 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/1996), “a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o­­ exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”. Assim sendo, o Art. 11 inciso V, da referida lei determina que “os Municípios incumbir-se-ão de oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino”.

Desta forma, a rede municipal de Sertaneja abrange a educação infantil em creches e pré-escolas e o ensino fundamental, atendendo também as modalidades de educação de jovens e adultos e a educação especial.

Nos últimos anos, ocorreram duas mudanças importantes no país quanto ao atendimento escolar. Em relação ao ensino fundamental, a obrigatoriedade passou para nove anos (dos seis aos 14 anos de idade); a pré-escola e o ensino médio tornaram-se obrigatórios. O texto constitucional aprovado em 2009, institui a obrigatoriedade da educação básica gratuita para todos na idade de quatro a 17 anos, com implementação pelos sistemas e redes de ensino, prevista até 2016.

O município de Sertaneja alcançou importantes avanços educacionais nos últimos anos e manteve as matrículas constantes em todos os níveis de ensino.

Apresentamos abaixo duas tabelas: tabela 6 com os estabelecimentos de ensino do Município por dependência administrativa em funcionamento no ano de 2015 e a tabela 7, com a infraestrutura das instituições de ensino existentes no Município, em 2015.

Tabela 6. Instituições de ensino existentes no Município, 2015

 

Tabela 7. Infraestrutura das instituições de ensino existentes no Município, 2015

 Veja Também