Assist?ncia Social

IV Confer?ncia Estadual de Pol?ticas para Mulheres do Paran?

Sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 311 vezes


Ouvir matéria

Ocorreu em Curitiba, do dia 03/12 ao dia 05/12, a IV Conferência Estadual de Políticas para Mulheres do Paraná, com o tema geral: "Mais direitos, participação e poder para as mulheres do Paraná”, que reuniu mais de 500 pessoas no centro de eventos do Shopping Center Estação. Estavam presentes na Conferência representantes de entidades que atuam na defesa, promoção ou garantia dos direitos da mulher e usuárias dos serviços públicos; representantes dos organismos de políticas para as mulheres; do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e da rede de enfrentamento à violência do Estado. As organizações governamentais foram representadas por trabalhadoras, técnicas e gestoras que atuam nas políticas públicas para mulheres.

Ao todo, 350 municípios foram representados no evento, sendo que o município de Sertaneja esteve representado pela atual Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Angela Maria Zechim Luziano da Silva, que atua como Psicóloga no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS.

Durante os três dias da conferência, foram debatidos assuntos com foco na garantia de mais direitos, participação e poder para as mulheres do Paraná, tendo como eixos de debates:

Eixo 1: Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios;

Eixo 2: Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios;

Eixo 3: Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações;

Eixo 4: Sistema Estadual de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.

Na quinta-feira (03/12) houve a abertura do evento com a participação de algumas autoridades e a leitura do regimento interno. Na sexta-feira (04/12), a conferência teve início com uma palestra, seguida de uma mesa-redonda. À tarde, as participantes se dividiram em grupos de trabalho para discussão dos quatro eixos. Ainda na sexta-feira, foram indicadas as delegadas que participaram de uma eleição, ficando definidas as representantes do Paraná para a Conferência Nacional dos Direitos da Mulher, em março de 2016, em Brasília.

No sábado (05/12), houve a Plenária Final com a apresentação e aprovação dos relatórios dos grupos, moções e das delegadas eleitas.

Fonte: Secretaria de Assistência Social

 Galeria de Fotos

 Veja Também